Quantas horas praticar por dia?



Você quer tocar cada dia melhor, certo?


Quer evoluir todo dia um pouco mais e se tornar um músico melhor, não é verdade?


Esses são alguns dos dilemas de todo mundo que toca: buscar evolução, se comparar com o amigo que também está tocando/estudando, achar que tudo é perda de tempo e que os resultados deveriam vir mais rápido do que estão vindo... 


VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO e junto desses pensamentos eu quero apresentar pra você algumas reflexões iniciais que eu faço sobre o assunto:



1 - Pessoas diferentes possuem objetivos diferentes


Aqui o assunto é bem direto e objetivo. Dá pra comparar alguém que quer se tornar músico profissional com outra pessoa que busca apenas estudar música por hobbie?


Certamente a pessoa que busca de profissionalizar dedicará maior esforço para a tarefa, logo a evolução será mais otimizada.

2 - Pessoas diferentes possuem rotinas diferentes


Eu escuto constantemente as pessoas de mais idade falando: "eu deveria ter começado cedo"...


Essa afirmação com certeza é verdadeira, mas ela se deve principalmente ao fato de um jovem ter mais tempo útil (ou inútil, como quiser) para se dedicar a tarefa de aprender algo novo.


Portanto, nada relacionado a capacidade, mas sim com a disposição do tempo livre 

Conclusão: Não se compare com o outro

E após ter percebido que não deve se comparar com ninguém e para tentar não deixar esse texto "sem objetivo" vou agora indicar o mínimo que acho necessário para você sempre evoluir no instrumento: 1 hora.


Isso mesmo, com apenas uma hora por dia - ou algo próximo disso - é possível evoluir no instrumento de forma consistente. Mas junto dessa definição de tempo quero e preciso adicionar também um outro fator: os estudos precisam ser diários!

Com uma hora de estudo por dia, fazendo isso pelo menos 5 dias por semana você vai longe!

Vejo que, ao culpar também a falta de tempo para estudar, as pessoas não levam em consideração que os diferentes níveis de prática merecem ser avaliados de forma diferente também. Quer um exemplo?


Se você começou a tocar ontem e aprendeu dois acordes, e hoje você aprendeu mais dois acordes, podemos dizer que você evoluiu 100% em um único dia (a métrica não é bem essa, mas é só pra dar clareza ao conceito que busco passar aqui nesse texto).


Mas imagine o mesmo critério de avaliação para alguém que já toca há anos? Não funciona! Ou seja, quero dizer que quanto maior o tempo de prática e estudo que você possui, maior deve ser também seu prazo de avaliação. Pessoas que tocam há anos precisam reparar sua evolução ao longo de meses, não de dias ou semanas.


Toda caminhada começa pelo primeiro passo e você deve sempre caminhar. Se puder, às vezes corra, mas não pare nunca!


Maioria das pessoas de sucesso que conheço não se preocuparam se estão treinando menos ou mais, elas apenas começaram a amar o que estavam fazendo e cada vez faziam com mais e mais vontade.


Pense nisso! ;)

187 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo