O melhor jeito de treinar seu ouvido!

Treinar o ouvido para se tocar guitarra é uma tarefa essencial para quem deseja se tornar um músico profissional. Provavelmente você já deve ter “ouvido” (ou lido) por aí estudantes afirmarem que “tocam [a guitarra] de ouvido” ou ainda que possuem “ouvido absoluto”.


Basicamente isso quer dizer simplesmente que se “tem um ouvido treinado” que possibilita tocar uma determinada música com grande facilidade. E essa facilidade pode ser obtida de várias formas.


Existem meios mais maçantes e outros mais simples, leves e divertidos. É claro que irei compartilhar estes últimos contigo, mas não posso deixar de mencionar alguns outros que podem lhe exigir maior esforço.


De todo modo, a partir do momento que conhecer algumas formas de se treinar o seu ouvido você terá mais recursos para deslanchar nos seus estudos. Confira!



É realmente necessário treinar o ouvido?


Sem delongas, a minha resposta é “sim”. Treinar o ouvido é tarefa fundamental para quem deseja se tornar um bom guitarrista, pois é necessário desenvolver a percepção dos sons, altura e tons.


Por incrível que possa parecer, para se tornar um excelente músico é preciso primeiro aprender a ouvir, caso contrário, não terá condições seguras e suficientes para tocar uma música com tranquilidade. Em outras palavras é preciso entender o que está sendo realizado.


Qual tipo de ouvido você possui?


Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre termos como “ouvido absoluto” e “ouvido relativo”. Pois bem, é bastante comum encontrar, principalmente entre os novos estudantes de guitarra, o interesse em saber que tipo de ouvido musical possuem.


Resumidamente, quem possui ouvido absoluto é aquele estudante/músico que consegue perceber com grande maestria a frequência de cada tipo de som, assim como nomeá-los de forma surpreendente.


Já o ouvido relativo, por sua vez, é aquele que consegue identificar uma determinada nota relacionando-a a outras notas, ou seja, para se identificar uma é necessário que o estudante ouça as demais para poder fazer o reconhecimento e diferenciação.


Mas para descobrir qual é o seu tipo de ouvido é importante que faça o treinamento com regularidade para assim não só saber qual é, mas também para desenvolve-lo melhor.


Como desenvolver a sua audição e treinar bem o seu ouvido


Muitas pessoas, inclusive meus alunos sempre me fazem este tipo de pergunta. Como qualquer outro tipo de treinamento é possível desenvolver, em pouco tempo, uma excelente audição e deixar o seu ouvido bem “afinado”.


Para te ajudar irei compartilhar aqui, neste post, algumas dicas simples e fáceis. Mas ao final irei revelar duas importantes ferramentas que utilizo e repasso aos meus alunos e, que se você está chegando aqui pela primeira vez poderá utilizar imediatamente. Então vamos lá.


Proteja os seus ouvidos


Todo cuidado com os seus ouvidos é pouco. Afinal eles são essenciais para o seu aprimoramento na música. Procure evitar barulhos excessivos e os fones de ouvido ruins em volume alto (que provoca desagrado imediato).


Ao ter esses cuidados você garante a sua saúde auditiva e evita problemas como zumbidos, otites e até perda da capacidade de audição.


Ouça diferentes estilos de música


Esse é um exercício simples e prazeroso, pois ao ouvir diferentes estilos de música você provoca naturalmente o reconhecimento por parte do seu ouvido a diferenciar notas, acordes, tons e intervalos.


Estude as notas fundamentais e os acordes


Uma das melhores formas de conhecer e reconhecer as notas e acordes musicais é estudá-los. Assim você terá maiores condições de compreender o som que cada um deles emite e, naturalmente irá gravá-los em sua mente.


A partir deste exercício simples você conseguirá reconhecer rapidamente os arranjos mais complicados, assim como a tônica dos acordes de modo imediato.


Brinque de adivinhar


Aprender brincando é um dos métodos didáticos mais eficientes para se desenvolver na guitarra. E uma das brincadeiras mais simples e que te proporcionará resultados mais rápidos é o de adivinhar o tom das músicas.


Para isso é só selecionar algumas músicas e, ao sinal da introdução de cada uma, procure identificar rapidamente qual é o tom que as mesmas se encontram. Procure intercalar esta brincadeira da seguinte forma: ao ouvir a música procure identificar o som e, em seguida, confira na guitarra se o som é o mesmo.


Conte com a ajuda de aplicativos


Outra forma bem atual e moderna para se treinar o ouvido é brincar com aplicativos. Particularmente gosto muito de dois: o Palheta Perdida e o Ouvido Perfeito. Ambos estão disponíveis gratuitamente no Google Play.


O primeiro é um jogo divertido e o segundo apresenta uma série de exercícios interessantes. Vale muito a pena baixar e explorar cada um deles, pois terá a oportunidade de treinar o seu ouvido e aumentar a sua percepção musical.


Então, o que você achou dessas dicas simples que te passei? Teste-as e depois volte para comentar neste post.

156 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo