Como segurar a palheta

Atualizado: 14 de set.



Está com dificuldade de segurar sua palheta de uma forma que você consiga tocar todas as músicas que deseja? Não se preocupe! Esse é um desafio bem comum para músicos iniciantes.


Segurar a palheta da forma errada é um fato que pode acabar prejudicando a sua técnica. Mas, afinal de contas, existem vários guitarristas que seguram a palheta de forma diferente, por que você não pode segurar de um jeito único também?


Nesse post vamos demonstrar diferentes formas de segurar a palheta e, apesar de não existir um único padrão para segurar a palheta, daremos dicas para facilitar esse processo.



Como segurar corretamente a palheta

Para começar, é importante procurar uma forma de segurar a palheta sem prejudicar o som. Para isso, primeiro, escolha qual é o seu tipo ideal de palheta.


Não existe o melhor tipo de palheta, e sim a mais adequada para seu objetivo. Para iniciantes em geral, palhetas maiores são mais adequadas para fazer arpejos e as menores para fazer solos e movimentos mais rápidos.


Após fazer essa escolha, é hora de começar! A melhor forma de segurar a palheta para iniciar seus estudos é a seguinte:


Posicione a palheta reta em cima da ponta do seu dedo indicador.



Coloque a parte da digital do dedo polegar em cima da palheta.



Lembre-se que a ponta da palheta sempre fica para fora, já que é ela que toca as cordas.



Dessa forma, quando você fizer a movimentação, terá um “buraco” no meio da sua mão, entre os dedos indicador e polegar.


Busque, também, sempre ter leveza ao segurar a palheta, sem apertar demais mas sem deixá-la muito solta.



As diferentes formas de segurar a palheta


Muitos músicos são conhecidos por suas formas únicas de segurar a palheta. Marty Friedman, guitarrista do Megadeth, por exemplo, segura a palheta com o pulso dobrado para baixo.


Em entrevista recente, o guitarrista revelou que toca assim para evitar que sua mão acidentalmente abafe as cordas durante os solos.


Frank Gambale, o pai do sweep picking, segura a palheta próxima da base do dedo polegar.


Como falamos no início, não há um padrão de como segurar a palheta. Para encontrar a sua forma única, comece pelo tutorial que indicamos e, aos poucos, vá desenvolvendo seu jeito próprio de tocar.


Para aprimorar ainda mais seus conhecimentos musicais, venha fazer parte do #TimeViniciusDias e deslanche sua carreira de músico!


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo