Como fazer o Sweep Picking

Atualizado: 27 de jul.

O sweep picking é uma técnica de mão direita (ou a mão que segura a palheta) muito utilizada que consiste em aproveitar a movimentação da palheta para tocar em duas ou mais cordas de forma sequenciada.


O sweep picking é muito associado a arpejos, quando é feita a execução sucessiva das notas de um acorde. No entanto, essa técnica pode ser usada, também, sem arpejos.

Esse método de tocar guitarra ficou bastante conhecido por causa de Frank Gambale, um guitarrista australiano de jazz que é referência em sweep e economy picking.



Como fazer o sweep picking?


A dica principal para realizar esse movimento é abafar as cordas mais graves e direcionar sua atenção apenas para a movimentação da palheta e da sua mão.


Diferente da palhetada alternada, no sweep picking você vai notar uma movimentação maior da sua mão e também dos dedos, já que não é muito comum usar o giro do punho.


É importante entender que você não deve palhetar duas vezes para baixo ou para cima, mas sim, aproveitar o movimento da palheta ao tocar na próxima corda.



Dominando esse primeiro movimento, é hora de sincronizar os movimentos entre as duas mãos.


Para exercitar, você pode tocar a progressão das notas de escala de Lá Menor divididas em três notas por corda.


Esse exercício é importante para você perceber que o sweep picking só faz sentido quando você aplica uma sequência de toques ímpar em cada corda. Isso vale tanto para 1, 3 ou 5 toques a cada corda.



Para aumentar o grau de complexidade, agora você pode fazer uma sequência de dedos simples (1, 2 e 3) em casas sequenciadas (5, 6 e 7), tocando apenas um toque em cada uma das cordas.


Antes de começar esse exercício, faça o reconhecimento da sequência, apenas com a mão direita, dominando o movimento da palheta. Depois, sincronize os movimentos com a mão esquerda.




Exercícios para praticar o sweep picking


Agora que você já domina a prática do sweep picking, é hora de praticar.


Abaixo, confira duas sequências onde você pode aplicar o sweep picking em arpejos. Para este exercício, vamos arpejar os acordes de C, G, Am e F em três cordas e em sequência.

Existem diversas possibilidades para executar essa mesma progressão de acordes, mas neste primeiro exercício, toque apenas em uma região de acorde por vez:



Você também pode aplicar a mesma sequência de acorde trocando a forma de se arpejar nas suas notas. Dessa vez, vamos tocar duas formas de se fazer cada um dos acordes propostos:



Ainda ficou com dúvida? Agende uma aula particular e venha fazer parte do #TimeViniciusDias e aprender, na prática, essa e muitas outras técnicas!


0 visualização0 comentário