Como encontrar backing tracks?

Atualizado: 14 de set.



É normal uma pessoa ver as videoaulas do Cifra Club e ficar impressionado com a qualidade do áudio da execução das músicas. Tudo se deve a uma série de fatores, dentre eles a qualidade dos microfones que são usados para captação dos áudios da guitarra, das vozes e também a qualidade técnica do nosso editor de áudio Noel Fernandes.

Mas, certamente, sem backing tracks de qualidade esse trabalho não seria possível e é aí que chega a dúvida: onde encontrar backing tracks?


Eu vou passar pra você uma lista dos principais sites que eu utilizo para conseguir essas faixas:


Guitar Bakcing Tracks


O primeiro da lista talvez seja o mais famoso site de backing tracks da internet. Ele é colaborativo e nele é possível encontrar milhares de títulos internacionais.


Até encontramos backing tracks de bandas de rock nacional também, mas apenas daquelas que tem um público mais cativo fora do país (como é o caso de Angra, Sepultura e etc.)

Na hora de buscar as faixas você vai encontrar arquivos "com vocal" e "sem vocal" e também a qualidade dos arquivos é muito sem padrão. Algumas são de altíssima qualidade, outras de baixa qualidade.

Para baixar as backing tracks você terá que criar um login e poderá baixar um número limitado de faixas por seção.


Karaoke Version


Esse site é o meu preferido. Nele é possível encontrar multi tracks de vários artistas internacionais e até mesmo de algumas músicas nacionais que fizeram sucessos fora do país.

Talvez você deve estar se perguntando "o que são multi tracks" já que o assunto aqui são as backing tracks. Bom, vou explicar a diferença:

Backing track (BT) é a música já mixada, prontinha em formato .mp3, porém sem alguma faixa de instrumento. Ou seja, é a música sem a guitarra, por exemplo.

Já as Multi Tracks são projetos abertos da música, ou seja, cada instrumento gravado de forma separada, e aí você escolhe quais instrumentos não quer ouvir para montar sua própria backing track. Nesse caso, fica possível até mesmo criar backing tracks para outros instrumentos.


Voltando ao Karaoke Version, ele possui um próprio mixer que permite que você possa diretamente no navegador montar sua backing track e aí é só fazer download. 

Geralmente os projetos são de altíssima qualidade e podem até mesmo trocar a afinação da faixa, é realmente incrível todas as ferramentas que esse site coloca ao nosso favor.

Tudo isso tem um custo de US$ 2,99 por música.



Backing Track Brasil


Aqui está a cereja do bolo! 


O Backing Track Brasil é um site que possui grande parte do seu acervo de músicas nacionais e, por isso, é a minha primeira opção atualmente para músicas nacionais pois é possível encontrar diversas backing tracks brasileiras com vocal também, o que os torna ainda mais diferenciados.

Maior parte do acervo do site é gratuito mas também é possível solicitar a produção de uma faixa que não possua no site e, em casos, isso será cobrado (lógico).



YouTube

Não preciso nem falar que, se tratando de conteúdo de áudio, basta usar a pesquisa do YouTube, certo? 😉


E aí, você já conhecia esses sites? Tem alguma outra boa sugestão pra compartilhar com a gente? Posta aí... Espero que tenha gostado

3.121 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo