As 5 videoaulas que mais gostei de gravar



Eu recebi essa pergunta há uns dias e foi algo em que nunca havia pensado. A pergunta do amigo através do Instagram me motivou a escrever sobre isso mas quero acrescentar também algumas curiosidades que vão deixar a leitura desse texto um pouco mais interessante. rs São várias as perguntas que sempre me fazem: "Qual a música mais difícil que você já fez videoaula?" "O que você gosta de gravar? E o que não gosta?" "Como vocês escolhem as músicas que vão ter videoaula" Eu vou responder todas essas perguntas, prometo! Mas agora prepara que tem muuuuita coisa legal... 😀 Desde já preciso pedir desculpa por uma coisa: não consegui rankear essas aulas. Já foi muito difícil lembrar de todas essas gravações e mais difícil ainda é tentar pensar em uma ordem de importância de todas essas gravações pra mim. Desculpem, mas não deu...

Mas vamos lá, quero começar com Brasileirinho - Waldyr Azevedo. E eu já quero te contar um segredo: essa música é a recordista de takes de gravação no Cifra Club. Só consegui acertar a execução dela certinha após mais de 70 REPETIÇÕES. Essa foi uma das primeiras videoaulas que gravei e foi ao ar em novembro de 2011 - portanto deve ter sido gravada no final de setembro ou início de outubro do mesmo ano (existe esse hiato por conta dos processos de edição e revisão do material). Me lembro como se fosse hoje do nervosismo que estava sentindo para gravar essa aula. As primeiras videoaulas já tinham ido ao ar e ao ver os comentários do pessoal nos vídeos a minha "cobrança interna" estava grande para apresentar um resultado legal de take único. Deu trabalho, tem muita palhetada e está aqui:

One - Metallica Quando me tornei instrutor do Cifra Club, em meados de 2011, essa era a música que liderava o ranking das músicas mais pedidas pelo público. São vários os fatores que fizeram essa música liderar os pedidos de videoaulas: é uma música muito relevante no repertório da banda, já foi citado por várias revistas e listas como um dos solos mais difíceis de serem executados e, além disso, não existia na época uma videoaula tão detalhada sobre a música. A missão foi dada pelo gerente do Cifra Club na época, Adriano Ferreira, e aqui é assim: missão dada é missão cumprida! Tirei a música, transcrevi, organizei a cifra, elaborei todo material necessário para gravação e então entrei no estúdio para gravá-la. Até aí tudo bem, o que eu não esperava era que o restante da equipe não gostasse da sonoridade (timbre e execução), e então foi necessário regravar a aula... Essa foi mais uma pedreira que peguei no início da minha trajetória no Cifra Club, deu trabalho mas o resultado foi muito satisfatório! É a videoaula mais longa do Cifra Club (01h42min) pois foi gravada com todos os detalhes presentes na música, confira:


Always With Me, Always With You - Joe Satriani Além de ser uma obra brilhante do Joe Satriani e uma das músicas que eu cresci ouvindo, a gravação dessa música foi muito marcante pra mim. Ela foi ao ar no dia 15 de junho de 2012, na data do aniversário de meu pai e que havia falecido há 18 dias. Esse fator acabou trazendo ainda mais emoção para a música (que já é linda por si só). Foi uma das primeiras vezes que tive a oportunidade de ensinar linhas de guitarras dos meus heróis da guitarra, aqueles caras que eu ouvia quando estava começando a tocar e pensava: "Nossa, que legal! Um dia vou tocar isso aí..." Não só toquei como fiz questão de ensinar pra todo mundo, veja:

Nessa videoaula eu já começava a me "soltar" mais nos vídeos, já estava mais habituado com a situação de gravação e também mais a vontade para realizar o trabalho. Anastasia - Slash Essa também foi por muito tempo uma das músicas mais pedidas pelos usuários do Cifra Club e, como nós estamos sempre ligados no que o pessoal pede, decidimos fazer a videoaula dela. Todos sabem que o Slash é um dos guitar heroes mais importes da história do rock e, para mim, ele é também uma importante influência. Me lembro como se fosse hoje de todo o processo ao tirar a música e aqui vou dizer uma das coisas mais legais do Cifra Club: a paciência e a dedicação de toda a equipe para fazer o trabalho bem feito. Como se tratava de uma música "difícil" tive toda colaboração da equipe para fazer essa videoaula acontecer, desde a paciência da gerente Caroline Leroy durante o processo até a curadoria perfeita do Noel Fernandes para arrumar o melhor timbre possível para que a gravação fosse impecável. Foi um dia inteiro de gravação para que tudo saísse com a máxima qualidade possível e por esses motivos essa videoaula realmente me marcou muito, assista:

Como Tocar Sua Primeira Música Até 2015 tinha uma coisa que me tirava o sono... Após ensinar centenas de músicas no site do Cifra Club estava faltando uma coisa muito importante: A PRIMEIRA VIDEOAULA. É, sabe aquele vídeo que deveria ser o primeiro de uma pessoa que quer começar a tocar? Pois é, o primeiro passo é o mais importante, afinal de contas, eu estava entendendo que se eu não ensinasse e incentivasse novas pessoas a tocar guitarra, cada vez mais teríamos menos guitarristas no mundo. Ali houve um "estalo" para que pensássemos nos iniciantes cada vez mais com cuidado e carinho. Esse vídeo foi a materialização disso tudo, talvez um início, mas não um fim... Veja o vídeo:

Ainda hoje temos todo esse cuidado e por isso estamos elaborando um curso de guitarra do zero praquelas pessoas que nem possuem guitarra ou então que não sabem nenhum acorde. Vamos pegar nas mãos dessas pessoas e mostrá-las o quanto a música é algo maravilhoso. Aguardem!

Bônus: Dicas de Velocidade (Putitrain)


Tudo bem que eu anunciei que seriam apenas 5 vídeos, mas é impossível não falar do vídeo que deu origem ao meme do PUTITRAIN. Nós escrevemos todos os roteiros das aulas que gravamos, ou seja, não é "chegar lá e fazer"... Precisa de uma preparação para tudo sair da melhor forma possível. O interessante é mencionar que essa parte da aula onde eu faço o famoso "putitrain" QUASE foi limada da aula... Isso porque eu sabia que iria ser algo novo e diferente que ninguém nunca fez, então fiquei meio ressabiado com o que isso poderia virar. A aula foi gravada normal, tudo nos conformes e o putitrain era aquilo mesmo, era só pra cantarolar a parte rítmica do trecho do solo - afinal de contas o assunto da aula tinha a ver com ritmo, não com afinação. A aula foi para o ar e houveram brincadeiras normais nos comentários, mas nada de mais... E eis que um dia: BUM! Eu havia virado meme... As pessoas me mandavam mensagem falando que me viram em páginas da internet, no YouTube e até na TV. Em meio a tudo isso algumas postagens me chatearam no início pois tínham como intuito menosprezar o meu trabalho e do Cifra Club. Mas passou... Eu fui aconselhado por pessoas do bem que me mostraram que eu poderia tirar algo de positivo de tudo isso e "surfar na onda". E foi feito... Hoje o que eu mais quero é um novo PUTITRAIN na minha vida. rs E aí, curtiu? Espero que você tenha gostado desse texto e caso tenha mais sugestões de vídeos, textos, assuntos que você quer ver por aqui e nas minhas redes sociais é só mandar pra mim, tá bom? Eu respondo todo mundo! :D

777 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo